Pages

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Algumas curiosidades sobre Animais

O canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias.
O beija-flor bate asas 90 vezes por segundo, 4 vezes mais rápido do que uma libélula.
Ao cantar, o galo avisa ao galinheiro que continua vivo e no comando e assusta possíveis desafiantes.

Durante a evolução, o jabuti se adaptou a andar devagar. Seu casco lhe dá a proteção contra os inimigos naturais. 



As tartarugas marinhas nadam a mais de 20 quilômetros por hora. A temperatura do corpo também influi no ritmo da tartaruga. No inverno, o animal fica ainda mais lento.
Têm extremamente desenvolvidos a visão, o olfato e a audição, além de uma fantástica capacidade de orientação.
O ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de 1, 2 ou 3 anos, variando conforme a espécie e condições ambientais. O acasalamento ocorre no mar. A fêmea escolhe um entre vários machos. A cópula dura várias horas, a fecundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.
Uma mesma fêmea pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.

O maior camarão de água doce do mundo vive na Amazônia, é também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.

O menor macaco do mundo, o sagüi-leãozinho, é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 130 gramas, é encontrado no Amazonas e é tão pequeno que alguns índios o deixam no cabelo para que cate piolhos e outros bichinhos.

O maior de todos os peixes é o tubarão-baleia, que pode alcançar um comprimento de 15 metros.

O menor peixe que se conhece é o Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

O bagre é um peixe que não possui escamas.

O maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta, tem 20 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto.

O flamingo mede 1,30 metro e dorme de pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.

A preguiça, espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo.

O rato é o único mamífero que tem órgãos semelhantes aos do homem.

O pirarucu é o maior peixe de água doce, atingindo 3 m de comprimento e 200 kg de peso. Em geral, tem cerca de 2 metros maior do que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200 quilos.

Nas ilhas Galápagos, existem centopéias com 30 cm de comprimento, tartarugas com 270 kg de peso e girassóis com 15 m de altura.

A descendência de um casal de coelhos pode atingir em 4 anos a 1.250.000 animais.

O choque de um urubu de 2 quilos com um avião a 300 quilômetros por hora, já em procedimento de descida, produz um impacto equivalente a 7 toneladas. Em 1986, um urubu entrou na turbina de um jato Mirage da Força Aérea Brasileira, causando um prejuízo de 10 milhões de dólares.

O atum é o peixe mais veloz dos mares, podendo atingir 77 km/h.

Ovelhas não bebem água corrente.

O elefante é o único animal com quatro joelhos.

Ratos não vomitam.

A seda da aranha tem muito mais resistência que o aço e pode ser esticada até 1/5 do seu comprimento.

A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a proximação de um possível predador.

O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

Insetos são animais com o corpo dividido em cabeça, com um par de antenas, e tórax com 3 pares de patas, e podem ter asas.

O camarão, o caranguejo e a lagosta todos possuem dez patas .

O pequeno companheiro do Franginha, da turma da Mônica, é um cachorro da raça Schnauzer, cão de origem Alemã. Pequeno e com uma pelagem cinza azulada (por isso no desenho pintaram ele de azul!) o Schnauzer adora o dono, e é muito obediente e tem o maior pique.

Os abutres de Rüpell são as aves que voam a maior altura. Já foi detectado seu vôo a 11.000 metros, que é a altura normal de vôo de um jato de passageiros.

Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal ou coluna vertebral.

A língua do camaleão, de 30 centímetros, é uma das mais rápidas do reino animal: em cerca de 1 centésimo de segundo, ela salta da boca para capturar insetos. Sua capacidade de mudar de cor é a camuflagem que ele usa para enganar suas vítimas.

O crocodilo não consegue pôr sua língua para fora da boca.

As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.

Uma vaca come 60 kg de pasto por dia.

A cada troca de pele da cascavel, surge um anel no chocalho, também chamado de guizo. A pele sai da cabeça para a cauda, onde uma parte fica presa, formando um dos anéis. Em cativeiro, a cascavel troca de pele de 3 a 4 vezes por ano.

Um pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Ele só conseguem voltar à sua própria casa. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos, com uma mensagem, voltavam para seu país de origem.

O cisne adulto possui uma média de 25.000 penas.

O fóssil do Santanaraptor placidus, espécie de dinossauro carnívoro que habitou o nordeste brasileiro há 110 milhões de anos, é o único a ser encontrado no país com restos de tecido mole, como fibras musculares, vasos sanguíneos e pele. Na cadeia evolutiva, ele ocuparia uma posição no mesmo grupo do Tyrannossaurus rex (rei dos répteis tiranos).

Um formigueiro pode alojar até 1 milhão de formigas.

Algumas cobrinhas estão prontas para sair do ovo entre 7 e 15 semanas depois da postura. Para quebrar a casca, elas usam um dente que têm no focinho.

Poraquê é um peixe que emite descargas elétricas para sua defesa e ele habita o Rio Amazonas.

São necessários 21 dias para um pintinho sair de seu ovo.

A extensão do bote de uma cobra corresponde a 1/3 do tamanho dela.

A abelha vive somente 8 semanas. Neste espaço de tempo, visita cerca de 15 a 20 mil flores.

O coração de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes por minuto.

A maior minhoca que se conhece é a da Tasmânia, que atinge 1,80 m. Um condor dos Andes pode superar os 70 anos de vida.

Uma galinha põe cerca de 250 ovos por ano.

O falcão peregrino quando, em pleno vôo, se lança sobre a presa, alcança uma velocidade de quase 180 km/h.

Os bigodes do gato são supersensíveis e ajudam a identificar os objetos que ele encontra pelo caminho.

O pingüim consegue manter a temperatura do corpo a 30o C, quando a temperatura ambiente é 40o C negativos.

A preguiça consegue mover-se somente a 500 metros por hora.

A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo, chegando a medir 4 metros de comprimento. Uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas.

As aves fazem tudo o possível para atrair o seu par: exibem as partes mais coloridas de sua plumagem, cantam, dançam, etc. Mas a paquera mais original é a da Ave do Paraíso, cujos machos se penduram de cabeça para baixo para atrair as fêmeas.

Foram encontrados os fósseis do Carcarodontossauro saharicus (réptil com dentes de tubarão do Saara) nas rochas de Kem Kem, região marroquina do deserto do Saara. Ele era maior e mais pesado que o tiranossauro rex, considerado durante quase 100 anos o maior carnívoro a ter habitado o planeta. O maior tiranossauro já encontrado tem 14 metros de comprimento e o carcarodontossauro desenterrado atinge 15 metros. Só o crânio mede 1,6 metro.

O mosquito bate as asas 1.000 vezes por segundo.

O beija-flor é a menor ave da natureza.
Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio.
Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá.
Um beija-flor vive aproximadamente 5 anos.

O sismossauro, o maior de todos os dinossauros, tinha a altura de 5 girafas.

O peso de um cão são bernardo equivale ao peso de 30 chihuahuas.

A marmota hiberna por cerca de 6 meses.

O pavão é originário da América. Na Europa só foi conhecido a partir de 1510, levado pelos espanhóis. O macho tem entre 150 e 200 penas longas e coloridas, que podem chegar a 1,5 metro de comprimento.

Avestruzes não enfiam a cabeça na terra. Se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes para essas aves se defenderem de quem as ataca - ou para fugirem correndo.

Um Leão Marinho pode casar-se com até 20 damas.

Os gansos eram um alimento muito popular e nutritivo na Idade Média. Crônicas contam a existência de criadores de essas aves que conduziam bandos de até 20.000 gansos para vendê-los nas feiras.

Um hipopótamo pode pesar até 3,5 toneladas.

Um porco-espinho tem cerca de 36 mil espinhos.

A maior ave, na atualidade, é o avestruz que pode pesar até 150 quilos e medir 2,5 metros de altura.

A carne de frango era consumida na antigüidade só pela classe aristocrática. Os pobres criavam galinhas para a obtenção de ovos e só as comiam quando estavam muito velhas. Atualmente a carne de frango é a mais consumida no mundo.

Elefantes não têm medo de ratos. Um rato, para os elefantes, é como uma formiga para nós.

O camelo não armazena água em suas corcovas, elas são um grande depósito de gordura. O corpo do camelo vai usando a gordura das corcovas aos poucos como alimento. Por isso eles podem viajar longos períodos pelo deserto sem comer, o que faz as corcovas diminuírem de tamanho nessas ocasiões.

Uma colméia abriga até 50 mil abelhas.

Um tubarão pode ter 5 fileiras de dentes.

Todos os animais podem pular, exceto o elefante.

A gestação de um rinoceronte branco dura 16 meses.

O maior ovo de galinha de que se tem notícia documentada, foi botado em Nova Jersey, USA, em 1956. Pesava quase meio quilo. Em 1971 encontrou-se um ovo de galinha com 7 gemas.

A girafa dorme apenas duas horas por dia.

Uma abelha campeira visita 10 flores por minuto e faz 40 vôos diários pousando em 40 mil flores em busca de pólen e néctar. Ela recolhe o néctar das flores e o passa a uma abelha operária.
Dentro do organismo desta, o néctar transforma-se: a água dele se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano.

Papagaios não falam, eles apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem.

Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.

O pônei não é um cavalo bebê mas sim uma espécie de cavalo anão. Mesmo adulto, jamais chegará ao tamanho de um cavalo.

O albatroz é a ave de mais envergadura das asas: estendidas chegam a medir 3,5 metros. Ele passa a maior parte do tempo voando. Percorre milhares de quilômetros, durante meses, sem avistar terra. Desse modo, dorme em pleno vôo, sustentado pelo vento do oceano.

As cobras comem a cada 15 dias, o tempo de digestão delas, que é lenta porque engolem o alimento inteiro, sem mastigar.

O mainá, um pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio.

O vampiro, um tipo de morcego muito difundido na América central e na América do Sul, é muito perigoso para o gado, não pela quantidade de sangue que ele suga com sua mordida, mas sim pelas doenças que esta transmite.

O estegossauro chegava a ter mais de 3 toneladas, mas seu cérebro pesava apenas 70 gramas.

Um canguru pode saltar até 3 metros de altura.

O elefante não bebe água com a tromba. Ela é o nariz do elefante e funciona como um canudo. Ele puxa a água e a esguicha na boca ou nas costas. Ele é capaz de armazenar 10 litros de água na tromba.

No Brasil, existem quatro gêneros de cobras venenosas. A jararaca é responsável por 85% dos casos de picadas em seres humanos. Depois vêm a cascavel e a coral.

O Correio de Toulose - França, aplica cursos para ensinar aos carteiros a se defenderem dos seus tradicionais inimigos: os cachorros.
Eis algumas das dicas (que valem também para qualquer um que tenha medo de se aproximar de um cão bravo ou desconhecido): não olhar nos olhos o cão; não demonstrar medo; nunca fazer movimentos bruscos; pedalar com calma (os ultrasons emitidos dos raios das rodas da bicicleta girando, exasperam os cachorros); não usar perfumes ou produtos perfumados (que o cão poderia associar aos de pessoas que ele não gosta), e principalmente nunca tentar acariciar o animal.
E aí acrescentamos mais uma dica preciosa: se você quiser acariciar e fazer amizade com um cachorro que não conhece, nunca ponha a mão diretamente em cima da cabeça dele.
Este é o jeito mais fácil para ganhar uma mordida.
É que o bicho não tem como ver o que você está querendo fazer (poderia querer bater nele), entretanto ele fica na defensiva e pode se tornar agressivo.
Então o jeito certo é colocar a mão aberta e com a palma para cima, na frente da boca dele, para que ele possa cheirar.
Fique assim, falando com ele, com voz doce, e somente quando ele começar a abanar o rabo, demonstrando que gosta de você, aí poderá começar a acariciar o focinho dele, sempre falando com voz doce, para depois, sem movimentos bruscos, passar à acariciar a cabeça dele.

o pica-pau é capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como seu ouvido é muito apurado, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.

Numa região do Queensland (Austrália do Norte), há um posto com lanchonete, chamado "Burke e Wills Road House".
Um dia, um dos cavalos do dono do posto, notou uma garrafa de cerveja meio cheia, que um freguês havia deixado em cima da mesa.
O animal pegou com a boca a garrafa e bebeu toda a cerveja.
Ele gostou tanto da bebida que, desde então, ele exige uma garrafa inteira de cerveja todos os dias.

Na China e no Japão, o dragão, que no Ocidente foi sempre considerado símbolo do mal e da crueldade, é homenageado como ser benéfico, portador de chuva e, portanto, objeto de devoção.
Os seus traços são os dos répteis, lembrando uma grande serpente ou um crocodilo.

A gravidez de uma camudonga dura 18 dias.

Quando avista uma presa, o falcão se lança num vôo tão rápido, que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.

A arara pode viver até sessenta e três anos.

Toda serpente produz uma substância tóxica na boca, porém poucas têm a capacidade de injetá-la porque não possuem dentes para isso. O veneno, misturado à saliva, só serve na digestão dos alimentos. As cobras que conseguem injetar o seu veneno são as chamadas peçonhentas.

Uma abelha carrega um peso equivalente a 300 vezes o seu.

Aves são animais com a pele coberta de penas, membros anteriores transformados em asas, boca prolongada em bico e sem dentes e bexiga.

As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito durante o dia. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.

Expectativa de vida de animais
dromedário - 35 anos
formiga - 3 semanas
jegue - 18 anos
pernilongo fêmea - 1 mês
pernilongo macho - 8 a 9 dias
tarântula - 30 anos

2 comentários:

Beth Muniz disse...

Isso é que é um post animal... rsrsrs
Parabéns pela pesquisa.
Belo trabalho.
Gostei muito.
Um abraço.

Admin disse...

Obrigado, continue acessando o blog, sempre terá novidades

Postar um comentário