Pages

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tira-Duvidas: Problemas com Youtube


Problemas com a execução de vídeos com audio no YouTube

Problemas com a execução de vídeos com áudio o
YouTube
Vídeos no YouTube Os vídeos do YouTube estão mudos no meu computador. E agora?

Pedro
Olá, Pedro!
Existem inúmeros usuários relatando que a execução de vídeos a partir do YouTube está ficando sem som. Partindo do pressuposto que o seu PC consegue executar arquivos de áudio normalmente, exceto vídeos do You Tube, a primeira providência é fazer todas as atualizações possíveis do seu sistema operacional, navegador e principalmente do Adobe Flash Player. Pois contar com a versão mais estável desse plug-in minimiza possíveis instabilidades no player.

Dica de como recuperar o gerenciador de boot do Linux 
Dica de como recuperar o gerenciador de boot do
Linux
Como recuperar o gerenciador de BootGostaria de saber se tem como eu recuperar o Linux que está no meu HD. Tinha um dual boot, mas depois de reinstalar o Windows XP o Linux sumiu. Mas ele ainda está no meu HD.
Jonatas Melo
Olá, Jonatas!
Sim, tem como recuperar a instalação do Linux e também manter a opção de acessar o Windows em seu PC. O que aconteceu com você é que, após a reinstalação do Windows, ele removeu o gerenciador de boot. Este gerenciamento se dá através de um aplicativo do Linux chamado Grub. Para que você possa contar novamente com o gerenciador de boot, insira o CD de instalação do Linux. Nessa dica, irei descrever o procedimento testado no Ubuntu 10.10. Deixe carregar o modo LiveCD. Não se preocupe, não será preciso reinstalar o Linux, apenas será usado o próprio sistema operacional que estará em memória para realizar o procedimento de restauração do Grub. Após o sistema ter carregado completamente, vá em Acessórios > Terminal. Será preciso digitar alguns comandos. Primeiramente digite, sudo fdisk -l . Este comando irá exibir todas as partições do seu HD, que são identificadas em estruturas como /dev/sda1, /dev/sda2, etc. Você precisará saber qual delas é a que corresponde à instalação do Linux. Após ter reconhecido qual é a sua partição, monte-a no diretório "mnt" através do comando sudo mount -t ext4 /dev/sda*** (o número correspondente à sua partição) /mnt. Esse comando tornará a sua partição acessível dentro do diretório "mnt". Caso você tenha instalado o Linux usando um sistema de arquivos diferente do ext4, informe ao sistema correspondente. Feito isso, basta digitar o comando para reinstalar o Grub. Para isso, digite o comando sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda. Em instantes, o gerenciador de boot estará instalado. Reinicie o seu PC normalmente, abra novamente o terminal e digite o comando sudo update-grub2. Com essa atualização, o Windows também será incluído nas opções do Grub. Caso você tiver alguma dificuldade em realizar o procedimento descrito aqui, fique à vontade em postar as suas dúvidas.


Problemas com a gravação de dados na memória
Problemas com a gravação de dados na memória

Erro em gravação de dados na memória
Têm aparecido algumas mensagens no meu PC que não sei bem o que é. As mensagens são as seguintes: “A memória não pode ser Written, read”. Sou fã da sua coluna e aguardo respostas.
Francisco Assis
Olá, Francisco! Que ótimo que você tem gostado do que é publicado aqui na coluna. O erro que você está descrevendo é um pouco genérico. Vou tentar dar algumas dicas para que você mesmo possa fazer algumas verificações. Porém, eu preciso saber mais informações sobre o seu PC. Você saberia afirmar a partir de quando essa mensagem começou a ser exibida? Nesse período você adicionou algum hardware? Você está usando qual versão do Microsoft Windows? Ele está com as atualizações mais recentes? A mensagem de erro é exibida aleatoriamente ou quando um determinado programa é executado? O que pode estar ocasionando esse erro na gravação e leitura na memória pode ser desde um bug em algum driver ou até mesmo uma falha física em seu hardware. Tendo o seu sistema operacional atualizado, drivers atualizados, procure usar um programa que auxilia a remover entradas sem utilidades no registro do Windows. E em última instância, efetue a restauração do sistema. Por favor, fique à vontade em postar os resultados que você obtiver ou se o problema persistir para que eu possa ajudá-lo.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

0 comentários:

Postar um comentário